ANTEPH na Comissão da Saude

21-11-2024 11:01
A ANTEPH, foi ouvida na Comissão de Saúde realizada na Assembleia da república.
Esta Associação defendeu a necessidade de coragem política para definir uma Estratégia Nacional de Socorro e Emergência, que defina tempos de atendimento, formação, mapa de meios, por exemplo, que seja depois acompanhada por um grupo técnico.
A ANTEPH é a associação profissional de Técnicos da Área da Emergência Pré-Hospitalar mais antiga e representativa do nosso país, tendo nas nossas listas Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar dos quadros do INEM e também Tripulantes de Ambulância de Socorro e Transporte, das corporações dos bombeiros, profissionais e voluntários e unidades da Cruz Vermelha Portuguesa.
Desde o início da nossa existência que propomos uma alteração estrutural do sistema de Emergência médica em Portugal de forma que se consiga socorrer de forma justa, rápida e adequada, acabando com as desigualdades no sector, sendo que neste momento temos cidadãos de primeira de segunda e em alguns lugares do país de terceira.
Relembrámos a esta comissão que o nosso objetivo é criar uma profissão única e devidamente regulamentada, para todos os técnicos da área da Emergência Médica sejam eles do INEM, dos bombeiros, sapadores, municipais ou voluntários, socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa e setor privado.
Defendemos a revisão das carreiras dos TEPH’s do INEM, para que as mesmas sejam mais atrativas e que sirvam de modelo aos níveis de profissão que venham a ser definidos.
Criar uma rede com estes novos profissionais, uma nova formação de base mais atualizada com vários níveis seguindo os padrões e diretivas médicas acordadas com a Ordem dos Médicos aquando da criação da carreira especial dos técnicos dos quadros do INEM, para que a qualidade do socorro dê um salto qualitativo e desta forma melhorar a resposta em matéria de socorro ao cidadão, mas também dinamizar o mercado de trabalho nesta área funcional.
A ANTEPH pede ainda a Criação de uma Comissão de Permanente de Formação e Auditoria dos Técnicos de Emergência Médica, que inclua a ANTEPH, Universidades, Ordem dos Médicos, ANEPC, LBP, CVP, ANQEP Constituir uma Comissão permanente para criar, discutir, rever, auditar, e acompanhar, referenciais de formação dos vários níveis a administrar nas escolas com o objetivo de formar os profissionais nos seus vários níveis.
Por todos e para todos...